Revista CNT (Confederação Nacional do Transporte) traça perfil do caminhoneiro profissional e revela os desafios e as demandas da categoria

Quais são os maiores desafios enfrentados pelos caminhoneiros?

A categoria ainda se mantém com a maioria de motoristas homens atrás do volante e revela quais são as dificuldades e as felicidades da profissão.

Ao longo dos anos a tecnologia proporcionou caminhões cada vez mais equipados com ferramentas para a melhoria dos profissionais que dependem deles para longas viagens, o GPS também foi uma ferramenta importantíssima para melhoria dos serviços, que funciona se houver internet conectada ao aparelho. Mas a maior insegurança ainda são os roubos e assaltos, que impede muitas vezes de aceitar realizar trajetos. Contudo hoje em dia muitas frotas já são rastreadas e isso garante segurança tanto à carga quanto ao motorista. Outro dado colocado pela CNT é de que os profissionais que trabalham com transportes começam muito cedo, com cerca de 18 anos ingressam nas estradas, um número impactante, já que as viagens duram vários dias, os caminhoneiros acabam passando maior parte do tempo nas estradas.

Outra reivindicação frequente é o preço do combustível, os caminhoneiros ficam de olho esperando a queda do valor do diesel. Imaginem os gastos com combustíveis, altos pedágios, e situações que podem ocorrer durante a viagem e fazer com que os motoristas tenham gastos adicionais.

Para quem trabalha autônomo isso significa muito gasto, que pode comprometer seus serviços. Quem ai não se lembra da greve dos caminhoneiros desencadeada pelos altos preços do diesel. “O diretor da CNT ressalta que os problemas vivenciados pelos caminhoneiros trazem consequências que acabam afugentando os profissionais da sua atividade”.

Essa é uma das profissões mais importantes da nossa sociedade, contribui muito para a economia, e pouco prestigiada, porém só eles carregam experiências únicas e histórias fantásticas ao longo das longas jornadas de viagens. Mas apesar das dificuldades o ramo dos transportes é uma área sempre ativa e promissora, sempre há garantias de novos serviços ou entregas, seja autônomo ou funcionário de uma empresa grande, como nós da Lasil!

Esse ano setor de transportes, ao que tudo indica, irá melhorar muito! Vamos esperar por boas notícias para maiores melhorias do nosso serviço. (matéria retirada do site https://www.cnt.org.br/revista-cnt)